Após o ocorrido no Rio Grande do Sul, levantaram-se preocupações sobre a possibilidade de desastres ambientais em outras regiões do Brasil. De acordo com um levantamento da Casa Civil da Presidência da República, o Ceará se destaca como uma das áreas vulneráveis, com 74 municípios entre os 1.942 do país sobre alerta para deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações. No Ceará, 211.218 pessoas vivem em áreas de risco, o que representa 3,4% da população estadual. Em termos nacionais, essas áreas de risco abrangem mais de 8,9 milhões de brasileiros, ou seja, 6% da população total. Esses números refletem um aumento em relação ao levantamento anterior realizado em 2012, que identificava 821 cidades em risco, incluindo 39 no Ceará. A nova pesquisa, publicada em abril deste ano, revela um aumento de 136% no número de municípios com potencial para desastres.
Coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculada à Casa Civil, o estudo foi solicitado pelo Governo Federal. O pedido se deu em função das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que visa investir em infraestrutura em todo o país.
A nota técnica do levantamento apresenta várias recomendações para minimizar os danos futuros, como a ampliação dos sistemas de monitoramento e alertas para riscos de inundações, a atualização anual desses dados e a divulgação das informações para todas as instituições e órgãos pertinentes. Essas medidas são essenciais para preparar as regiões mais vulneráveis e evitar tragédias semelhantes às enfrentadas recentemente no sul do país.
Confira a lista dos municípios:
Acarape
Acaraú
Amontada
Aquiraz
Aracati
Araripe
Arneiroz
Aurora
Baturité
Bela Cruz
Boa Viagem
Brejo Santo
Canindé
Caridade
Cariré
Caucaia
Chaval
Coreaú
Crateús
Crato
Cruz
Fortaleza
Granja
Hidrolândia
Icó
Iguatu
Ipu
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itapajé
Itapipoca
Itarema
Itatira
Jaguaribe
Jaguaruana
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Marco
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Miraíma
Missão Velha
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Novo Oriente
Pacatuba
Pacoti
Pacujá
Palhano
Palmácia
Parambu
Pentecoste
Quiterianópolis
Quixeramobim
Quixeré
Redenção
Russas
Salitre
Santana do Acaraú
São João do Jaguaribe
Sobral
Tabuleiro do Norte
Tarrafas
Tejuçuoca
Viçosa do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário